Dentista paraibana tranquiliza crianças dando consultas fantasiada

Segundo notícia da Globo, a dentista Cristiane Maia, de João Pessoa, vem dando consultas fantasiada para tranquilizar seus clientes baixinhos.

Ideia que aconteceu por acaso…

Em uma ocasião, uma das crianças pacientes da clínica arrumou um problema para fazer a consulta, pois trazia a farda de sua escola, mas queria estar fantasiada de princesa. Daí veio a consciência de que o estresse que as crianças associam ao consultório do dentista poderia ser mais facilmente aliviado, com uma abordagem diferente.

Primeiro, a dona da clínica se fantasiava e acompanhava as consultas, no papel de “fada dos dentes” que aparecia para levar um dente ou simplesmente estar presente.

…e se desenvolveu

Depois, passou a ser a própria Cristiane a se fantasiar. O cenário inesperado depressa se tornou rotina e familiar para vários pequenos pacientes.

O Globo conta o caso de Luiza, de 9 anos, que vai nesse consultório desde seus 3 anos e nunca colocou qualquer resistência. Pelo contrário, vai imaginando qual será a fantasia da vez em sua próxima consulta. Outro caso é o de Antonio, também de 9 anos, que depois de muita oposição à ideia de ir a um dentista, baixou sua resistência ao compreender que o profissional de saúde, afinal, também sabia brincar.

Sorrisos e gratidão

Cristiane aponta que, além da fantasia, é a própria interação com os pequenos que deve mudar um pouco. O dentista tem de sair da pele do profissional que apenas faz o procedimento odontológico ou coloca implantes dentários e tem de vestir um pouco a pele do psicólogo. Isto quando a atitude certa, infantil mas não infantilizada, não lhe sai naturalmente. No caso de Cristiane, não é difícil.

A profissional destaca que “os sorrisos das crianças e a gratidão dos pais” são a melhor recompensa. Mas o certo é que o próprio trabalho acaba por ser mais fácil e menos incómodo, para todas as partes.