Roraima: dentistas visitam comunidade indígena

A Comunidade Canauanim, uma comunidade indígena que vive a 30 km de Boa Vista, capital de Roraima, recebeu no dia 17 de fevereiro a visita de um grupo de dentistas. O objetivo principal foi avaliar a saúde dentária de suas crianças.

Isolamento e… integração

A relação da comunidade com a sociedade moderna é difícil, no sentido em que parece estar demasiado próxima das coisas más e demasiado longe das boas.

O transporte público é muito difícil e a comunidade, para todos os efeitos, está demasiado longe de Roraima. Esses 30 km representam 6 horas de caminhada para um adolescente ou adulto saudável; imagine para uma criança. Tratamento odontológico fica difícil. No mais, o acesso a oportunidades de renda é limitado; muitos têm acesso apenas à possibilidade de fazer artesanato para o turista.

Entretanto, a alimentação se tornou agressiva para as crianças por conta da proximidade à sociedade. As verduras e os legumes, base tradicional da alimentação, não são um elemento agressor para a dentição, mas as crianças índias têm agora acesso a açúcares, que se tornam rapidamente um perigo.

Palestra e aplicação de flúor

A visita foi uma iniciativa do programa Unisocial, que reúne voluntários disponíveis para ajudar comunidades com poucos recursos. Houve palestra para os meninos aprenderem os perigos da alimentação e verem como devem escovar seus dentes da melhor forma. A cirurgiã-dentista Carlene Bernardes deu seu melhor para evitar o aparecimento de novas cáries na comunidade. Os técnicos fizeram também aplicação de flúor, elemento essencial para o reforço da dentição.

Quem sabe se iniciativas como essas não irão evitar a futura necessidade de um bom número de implantes dentários.

Doações

Além do apoio científico – sim, é de ciência que estamos falando – levado pelos dentistas, a Unisocial levou também alimentos para a comunidade, como sempre faz trimestralmente. O jornal R7, que divulgou a notícia, apelou à entrega de doações para a Unisocial na Igreja Universal local (Avenida Sebastião Diniz, 1201 – Centro – Boa Vista/RR).